Limpeza de Pele Profissional: o que é e qual sua importância

Um dos procedimentos que mais realizo é a Limpeza de Pele, pois ela é o primeiro passo em qualquer tratamento facial. Mas você sabe como ela funciona? Qual sua importância?


Para responder essas dúvidas, vou apresentar o passo a passo base do procedimento:



Higienização

O primeiro passo é a limpeza da pele, removendo a oleosidade, maquiagem ou resíduo de qualquer produto que possa ter sido aplicado na pele anteriormente. Durante a higienização podem ser utilizados: sabonetes neutros, demaquilantes, emulsão de limpeza, água micelar, sabonete enzimático (que limpa e esfolia), sabonete esfoliante, óleo de limpeza. A escolha do produto será de acordo com a condição da pele do paciente.


Esfoliação

Já a esfoliação é realizada afim de remover a camada de células mortas que ficam sobre a pele após o processo de renovação natural da pele, que leva em torno de 28 dias, mas não é uniforme (por isso a pele parece ficar mais clara e uniforme após a esfoliação). Essa camada de células mortas pode dificultar na absorção e desempenho dos próximos produtos, por isso sua remoção. A esfoliação pode ser realizada de forma mecânica/física com o uso de cosméticos esfoliantes ou aparelho de Peeling de Diamante, ou ainda de forma química com o uso de esfoliantes químicos/enzimáticos.


Tonificação

O uso do tônico é para entregar ativos que vão favorecer o tratamento da pele durante a limpeza de pele e auxiliar ela a regularizar seu pH (é algo que ela faz naturalmente, mas o tônico serve para ajudar nesse processo). Geralmente o tônico utilizado nesse momento tem uma ação hidratante que irá favorecer o próximo passo.


Emoliência

O uso do emoliente serve para repor a hidratação da pele e garantir que a extração dos comedões (que são os cravos) seja facilitada. Alguns profissionais utilizam nesse momento a associação de equipamentos que geram vapor ou máscara térmica para aquecer a pele, para acelerar a emoliência, mas já existem produtos cosméticos emolientes que dispensam essa associação. É aplicado o produto emoliente e após alguns minutos de ação, é iniciado a extração.


Extração

A extração tem por finalidade remover comedões abertos (cravos pretos), comedões fechados (cravos brancos) e miliuns (que até parecem cravos brancos, porém não são compostos por sebo, e sim queratina). A extração pode ser feita de diversas maneiras, mas a mais utilizada é a manual. Outras formas de extração são utilizados: cureta, pinça, canetas de extração à vacuo, peeling ultrassônico e adesivos de extração - a forma de extração será de acordo com o tipo de comedão e pele do paciente.

Já a extração dos miliuns é feita com a ajuda de uma agulha, pois diferente do comedão aberto, por exemplo, eles não tem orifício para que sejam extraídos.

No caso da presença de espinhas, elas não são extraídas como os comedões, pois podem gerar hipercromias pós inflamatórias (manchas pós acne), mas dependendo da lesão, ela pode ser drenada (drenagem do pús da lesão e tratado com produto que evita a hiperpigmentação).


Pós Extração

Após a extração é o momento de diminuir a proliferação de microorganismos nocivos para a pele, e pode ser feito utilizando cosmético antisséptico/bactericida, óleos essenciais como a melaleuca, aparelho de alta frequência ou aparelho de LED.


Máscara

A escolha da máscara será de acordo com o que a pele precisa, ela pode ser: calmante, hidratante, clareadora, secativa, etc. Ela é aplicada sobre a pele e removida após 15 ou 20 minutos (varia de acordo com sua ação).


Massagem

A massagem facial manual tem por objetivo diminuir o inchaço do rosto e relaxar o paciente; mas nem sempre é realizada. No caso de peles com excesso de oleosidade ou muita acne, ela pode estimular as glândulas da pele que produzem sebo (glândulas sebáceas) e ser um gatilho para piora da condição da pele - nesses casos pode ser utilizado esferas crioterápicas, que são esferas geladas para acalmar a pele sem gerar muito atrito.


Proteção

Ao final do procedimento é aplicado um produto de tratamento da pele, de acordo com o que o paciente precisa e finalizado com protetor solar. É muito importante essa finalização, para evitar que a pele fique desprotegida ou posteriormente tenha hiperpigmentações ou sensibilidade.



Como dito anteriormente, essa é apenas a base do procedimento, podendo ser adicionados passos diferentes ou removidos de acordo com a necessidade de cada pele.


A Limpeza de Pele é obrigatória antes de qualquer tratamento estético facial, pois ela garante que a absorção e desempenho dos produtos que serão utilizados na clínica e em casa, serão melhores/potencializados. A nossa pele possui naturalmente várias barreiras de proteção que dificultam a absorção de cosméticos, e se tivermos além dessas barreiras, o excesso de oleosidade, sensibilidade, cravos, miliuns e ressecamento, o tratamento será mais lento e menos efetivo.


Com qual periodicidade devo fazer uma Limpeza de Pele Profissional?

Isso vai depender de como está sua pele, e isso é avaliado e indicado pelo profissional que irá te atender, mas já adianto que não é anual. A indicação para algumas peles é mensal ou bimestral (em caso de tratamento de acne pode ser um período mais curto). O ideal é que você passe por uma consulta primeiro para que o profissional faça a melhor indicação para o seu caso.


Qual o valor da sessão?

Varia de R$150,00 (limpeza de pele tradicional) à R$250,00 (limpeza de pele personalizada com mais associações) - isso vai depender das associações e protocolo que for proposto para o seu tipo de pele.


Quanto tempo leva a sessão?

Isso também varia de acordo com o tipo de Limpeza que será realizada, mas é algo em torno de 1:30hrs à 2:00hrs.


Qual a melhor época do ano para realizar esse procedimento?

Não possui restrições, pode ser aplicado em qualquer época do ano, inclusive durante o verão - logicamente que seguindo as recomendações e cuidados do profissional responsável.


Aos interessados em realizar o procedimento aqui em São Paulo, segue meu contato:


Agendamento de consultas apenas via WhatsApp: (11) 987928338


Ísis Mafra - Esteticista e Cosmetóloga

Rua Catiguá, 159, sala 702

Tatuapé | São Paulo/SP

  • Estacionamento no prédio (pago à parte)

  • Ao lado da estação de metrô Tatuapé (linha vermelha)

  • Ao lado do Shopping Boulevard Tatuapé


Posts recentes

Ver tudo