Indicação de livros para profissionais da estética - Parte I


Um dos pedidos que mais recebo é sobre indicação de livros sobre estética. 

Eu particularmente amo ler e infelizmente não tenho tantos títulos como gostaria de ter. Então, como a biblioteca de casa não está muito ampla, vou fazer esse post baseado nos títulos que eu desejo comprar logo em breve. 


Alguns eu já tive contato durante a faculdade, como o "Dermatologia Estética" de Maria Paulina Villarejo Kede e Oleg Sabatovich, editora Atheneu, que eu usei em praticamente quase todos os meus trabalhos acadêmicos e estudo para exames e foi o primeiro que eu comprei assim que comecei a trabalhar na área, é excelente. Outros eu tomei conhecimento pela internet e por recomendação de colegas da área. Mas vou falar sobre os títulos que ainda não tenho, mas que valem a pena serem adquiridos e devorados por todos os profissionais da área de estética! 


O primeiro é o "Terapêutica em Estética - Conceitos e Técnicas" do querido Fábio Borges e Flávia Acedo Scorza, editora Phorte.

Tomei conhecimento por esse livro seguindo o trabalho do Professor Fábio Borges, que é fisioterapeuta dermato funcional, e um profissional brilhante! O que mais gosto no trabalho dele é que quando aparece alguma técnica ou novidade no mercado de estética, ele não dá opinião atoa ou sem fundamento. Ele testa, estuda e prova com metodologia científica se a técnica/novidade funciona ou não. É um profissional que agrega e muito na nossa área, logo um livro seu agregará muito conhecimento, enriquecendo assim nosso trabalho. 

Não posso deixar de comentar sobre a linda capa do livro, que representa muito bem o atual cenário da nossa área (e o título holográfico é mara também kkk).

Descrição segundo a editora:

"Alicerçado numa sólida base científica e na grande experiência profissional de seus diversos autores, “Terapêutica em estética: conceitos e técnicas” oferece ao leitor um amplo espectro de temas no contexto da terapia estética. A obra aborda tópicos de anatomia e fisiologia da pele (constituição e funções, cicatrização, envelhecimento cutâneo); cosmetologia (fundamentos de cosmetologia, peeling ácido); recursos terapêuticos (luz intensa pulsada, criolipólise, microagulhamento, ultracavitação, laser fracionado); terapêutica estética facial (iontoforese facial, limpeza de pele); terapêutica estética corporal (gordura localizada, fibroedemageloide ou celulite, estrias); terapêutica estética específica (tratamento estético no queimado, terapia capilar, massagem com bambu); e legislação da Anvisa aplicável aos centros de estética. Trata-se de uma leitura que possibilitará aos profissionais de bem-estar e saúde conjugar um sólido conhecimento teórico com uma prática cotidiana baseada na responsabilidade social e na efetiva busca da melhora da qualidade de vida das pessoas."   Compre aqui: https://amzn.to/2tes8Ei 



"Drenagem linfática manual - Teoria e prática" de Ary Elwing e Orlando Sanches, editora Senac, com certeza está na minha lista! Conheci o trabalho do Orlando Sanches através do programa Estética na TV do querido Cristiano dos Santos e depois o conheci recentemente em um evento. O Orlando é esteticista e um grande profissional da nossa área, onde já trabalha há mais de 30 anos, e é referência para mim e muitos colegas ( e um encanto de pessoa também).

Esse livro é indicado não só  para estudantes de estética, mas para atuantes da área também. Acredito que estamos em constante aprendizado e não devemos nos ater apenas ao que aprendemos no curso/faculdade. Aprendi drenagem linfática, mas isso não quer dizer que tenho que parar de estudar à respeito. Sempre encontraremos uma informação a mais, ou um colega que somará seus conhecimentos aos nossos.

Descrição segundo a editora:

" O esteticista Orlando Sanches e o médico Ary Elwing, grande conhecedor da anatomia e fisiologia do sistema vascular linfático, reuniram um grande volume de informações técnicas, embasadas cientificamente, que visam facilitar a compreensão e o estudo dessa terapêutica. Na abordagem teórica, conta com ilustrações que ajudam no entendimento da fisiologia do sistema linfático. Na parta prática, um passo a passo das manobras realizadas auxilia no aprendizado da técnica. E, por fim, há indicações e contraindicações ao uso da drenagem linfática."  Compre aqui: https://amzn.to/2yjYinA



Um livro que alguns colegas já me indicaram é o "Tratado Internacional de Cosmecêuticos" de Adilson Costa, editora Guanabara Koogan

Além de conhecermos as técnicas, equipamentos, devemos conhecer os ativos e cosmecêuticos que utilizaremos nesses processos, e isso é de suma importância! Não vou me estender muito sobre esse título pois não tive contato com ele ainda, já que foi uma indicação, mas podem ter certeza que assim que eu adquirir, teremos resenha dele por aqui! ;) 

Descrição segundo a editora: 

"O melhor e mais completo livro sobre cosmecêuticos! Tratado Internacional de Cosmecêuticos é uma verdadeira obra-prima, ímpar entre as escassas publicações referentes ao assunto. As principais diferenças entre esta obra e as concorrentes são a abrangência e o volume de informações: apresenta muito mais conteúdo que a maioria dos textos publicados no Brasil sobre o mesmo tema. Com mais de 750 páginas, essa verdadeira obra-prima “vira a página” da ciência cosmecêutica, dando início a uma nova era de informação. Com capítulos inéditos em comparação com outros textos disponíveis, este tratado se destina não só a dermatologistas, mas, também, a farmacêuticos, bioquímicos, cirurgiões plásticos, químicos e técnicos de empresas cosméticas. Trata-se de uma obra abrangente e única." Compre aqui: https://amzn.to/2t3TWvJ